segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Por que os cabelos ficam porosos e como cuidar

Oi Belezinhas!

Nas minhas pequenas férias com a família tive uma dúvida muito grande sobre meus cabelos, já que meus fios sofreram por demais com o sol. 
Eu acabei levando um produto que não continha filtro solar (na pressa peguei qualquer creme, dã!) e o resultado foi um cabelo com a cor mais desbotada e bem ressecado. Alguns fios ficaram mais porosos, devido ao sol e a água do mar.

Pesquisei a respeito  e achei interessante dividir com vocês aqui no blog sobre a porosidade dos fios de cabelo e como cuidar deles.


A porosidade, causada pelo desequilíbrio nas escamas protetoras, é o primeiro sintoma de um cabelo sensibilizado. Isto acontece quando as escamas estão desalinhadas, quebradas ou com falhas, permitindo a perda de umidade, lubrificação deficiente e facilitando a penetração de agentes que danificam e fragilizam os fios tornando-os ásperos, embaraçados e quebradiços.

Esta porosidade faz com que os cabelos fiquem mais volumosos e rebeldes, o brilho desaparece e os fios ficam todos arrepiados e vulneráveis às condições ambientais, retendo resíduos de poluição, e aos raios solares, que também atuam mais sobre os pigmentos, acelerando o processo de desbotamento da cor. As pontas dos cabelos começam a abrir “em flor” e se partem facilmente com o manuseio.
(Fonte:revistacabeleireiros.com)

 Os principais causadores da abertura das cutículas e, consequentemente da porosidade do cabelo, são as escovas definitivas, relaxamentos, descoloração, tinturas, permanente, o uso excessivo do secador e da chapinha, a exposição excessiva ao sol e ao vento.

Qual o grau de porosidade do seu cabelo?
Baixa porosidade: Quando estão com baixa porosidade, os fios tem ótima resistência e a dificuldade de penetração dos líquidos é maior.
Porosidade moderada: Os cabelos com porosidade moderada apresentam cutículas levemente levantadas. São fios considerados “normais”.
Porosidade acentuada: Cabelos com química em geral, fios ressecados e danificados geralmente apresentam porosidade acentuada. Este tipo de fio perde os líquidos e a umidade com a mesma facilidade que os absorve.
Porosidade extrema: A porosidade extrema é característica notável nos cabelos maltratados pelas químicas em geral. São fios com cutículas extremamente abertas, que absorvem e perdem umidade quase instantaneamente.

Vamos agora descobrir como deixá-los saudáveis novamente:
 
 O que fazer?

Como ainda não existe um tratamento definitivo para a porosidade capilar, resta contornar a rebeldia dos fios com alguns truques.
Para recuperar a vitalidade dos cabelos porosos, o indicado é hidratar constantemente os fios com produtos mais concentrados em ativos. O shampoo, por exemplo, deve conter uma fórmula balanceada que remova as impurezas sem danificar os fios já danificados. O condicionador ideal para tratar cabelos porosos deve ter princípios ativos que proporcionem flexibilidade e ativos antiestáticos que alinhem as cutículas, dando mais brilho e deixando as madeixas mais fáceis de pentear quando estiverem úmidas ou secas.
Para complementar o tratamento para cabelos porosos, é importante usar um creme leave-in. O produto vai agir repondo os componentes hidratantes e nutrientes, revitalizando os fios e protegendo contra os danos.
O acompanhamento de um profissional pode ajudar bastante na recuperação dos fios. Seguindo à risca todas as orientações do cabeleireiro e usando os produtos da maneira correta, é possível ter fios cada vez mais macios, sedosos e maleáveis.
(Fonte ww.dicasdemulher.com.br)

Já estou cuidando dos meus "bebelos " a todo vapor rsrs!

E aí, alguém já passou ou está passando por isso com os cabelos?!

(Post: Informação/cabelo)

Bj, bom início de semana para todos!

2 comentários:

  1. Bom, meu cabelo apesar de não ter química, é muito seco, volumoso e com frizz, estou hidratando com máscaras profissionais duas vezes na semana e já percebo uma certa melhora. Não tem segredo, o negócio é cuidar mesmo.

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Suh, só deu ter tido um descuido na praia o cabelo já virou outro, agora estou hidratando bem! bj Volte sempre!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: