quarta-feira, 5 de junho de 2013

Alisamentos para cabelos sem formol

Oi Belezinhas,

Se você decidiu espichar as madeixas, deixar os fios mais lisos, é bom que  saiba  informações sobre os alisamentos mais indicados para seu tipo de cabelo.

Utilizando produtos corretos, o alisamento é capaz de deixar um resultado satisfatório nos cabelos.
Fiz um apanhado de informações e decidi compartilhar com vocês, simbora:

Existem 4 substâncias alisantes de uso liberado, que são capazes de alisar os fios com segurança:

Hidróxido de sódio ou hidróxido de cálcio: só para os crespos, esses ativos produzem desde um ondulado leve a um liso chapado, dependendo do tempo de contato.
Hidróxido de Guanidina: transforma cachos em ondas ou tira o volume dos cabelos lisos. Não deve ser aplicado em fios tingidos, porque pode alterar sua cor.
Tioglicolato de amônia: alisa moderadamente e tira o volume de cabelos cacheados. Por ser menos agressivo, pode rolar chapinha ou secador para modelar no fim.

De acordo com a revista Gloss é importante saber:

Os princípios ativos dos alisadores são compatíveis entre si?
Não! Antes de qualquer procedimento, conte ao cabeleireiro seu histórico de químicas. “Se você tiver feito um alisamento do hidróxido de sódio e depois fizer um relaxamento com o tioglicolato de amônia e seus derivados, por exemplo, os fios podem ficar quebradiços e cair”, diz Beto Uchida, cabeleireiro do Jacques Janine, em SP. Sendo assim, fale tudo!
Qual a diferença entre o relaxamento e o alisamento?
O relaxamento também usa tioglicolato de amônia. A diferença é que o produto fica nos fios de 15 a 30 minutos, no máximo. “E depois do neutralizante, que freia a ação do alisante, não há modelagem com fonte de calor”, diz Wesley Nóbrega, do Studio W, em SP.
Alerta Vermelho
Fique atenta desde o começo do procedimento. “Ardor, coceira, tosse rouca ou lacrimejamento podem ser reações ao formol ou a qualquer outra química”, diz Luciano Barsanti, dermatologista do Instituto do Cabelo. Quanto mais rápido você lavar o cabelo, menor o risco de problemas graves de saúde.
Evite misturar
Química em cabelos tingidos requer o dobro de cuidado. Se a descoloração for até 3 tons mais clara que o natural, o risco de dano é muito alto. Sem falar que é impossível fazer os dois no mesmo dia - o intervalo mínimo é de duas semanas. “Você tem que decidir se quer ficar primeiro loira ou lisa”, brinca o colorista Yuha Antero, do MG Hair, em SP.
Fios Oil Free
Os ingredientes ativos dos procedimentos químicos como a progressiva e o alisamento podem provocar uma leve agressão ao couro cabeludo, que reage imediatamente produzindo oleosidade – uma espécie de proteção natural – em excesso. No início, você pode achar necessário usar xampus para fios mistos ou oleosos e manter o condicionador bem longe da raiz.
Rotina Caseira
A partir de agora, você não pode mais pular a etapa da hidratação semanal em casa. Alterne dois produtos – um com queratina (fortalecedora) e outro com hidratantes, como manteiga de karité, óleo de coco e sálvia. Finalize com o sérum ou um leave-in hidratante.
Os alisamentos fazem o cabelo cair?
Não deveriam. Mas pode acontecer se a aplicação for feita perto demais da raiz, se o intervalo de retoque, de 3 a 6 meses, não for respeitado, ou se a substância usada for incompatível com outra já existente nos fios. Aí, tem que consultar um dermato.
Lei Seca
Seu cabelo ainda pode precisar de secador para ficar liso chapado. Passe o protetor térmico no comprimento e espere os fios secarem um pouco. Use o secador em temperatura média para não queimá-los. Deixe o aparelho a 10 cm de distância da cabeça e modele com uma escova redonda.

alisamentos-cabelos-sem-formol

Conheça 3 procedimentos de salão para deixar seu cabelo saudável depois de alisar ou relaxar.
Detox capilar
Também conhecido como: desintoxicação, descongestionamento, esfoliação e limpeza capilar.
Bom para: Quem ficou com a raiz oleosa, porque limpa profundamente e esfolia o couro cabeludo, retirando qualquer impureza. Para fazer uma vez ao mês.
Queratinização. (Eu já falei sobre como fazer queratinização aqui ).
Também conhecido como: cauterização, reconstrução, plástica capilar ou reposição de massa.
Bom para: fios opacos, quebradiços e com frizz. Para não pesar, ela deve ser feita só uma vez por mês.
Hidratação
Também conhecida como: cristalização ou botox capilar
Bom para: cabelo ressecado. O procedimento é feito com uma máscara rica em aminoácidos e emolientes. É bom repetir a cada 15 dias.

alisamentos-cabelos-sem-formol

   (Fonte: revista Gloss)

Muito esclarecedor, não acham?!

Bjs, até mais!

2 comentários:

  1. Adorei o post, pois estou pensando em fazer um, ainda estou escolhendo qual o melhor.

    http://unhasnatalenses.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: