quinta-feira, 21 de março de 2013

Queratinização ou cauterização: tire as dúvidas e saiba como fazer

Olá!

Eu já comentei que alguns fios dos meus cabelos estavam porosos devido ao sol e a água do mar.
Então comecei a missão de recuperá-los, começando por algumas hidratações e depois fazendo algo mais potente ainda, que foi a queratinização. Trouxe para o post de hoje uma entrevista bem informativa a respeito, e a maneira como fiz esse procedimento no meus cabelos.



Antes de fazer li bastante a respeito, inclusive achei uma reportagem interessante que tirou minhas dúvidas e também pode tirar as suas:

Entrevista com a  cabeleireira e técnica de beleza da Condor, Ariane Ianicelli. 
   
Qual a diferença entre queratinização e cauterização?

Ariane Ianicelli: A função dos dois tratamentos é reconstruir a fibra capilar por meio de doses de queratina. A queratinização é um avanço da cauterização, pois além de reconstruir os fios também hidrata.

 Em qual caso a queratinização é a melhor opção?

Ariane Ianicelli: Os fios são expostos a muitas agressões externas (sol, cloro, vento, sal etc), mas os processos químicos são os que agridem mais. Aconselharia este tratamento após a química e quando os cabelos estiverem com um aspecto seco, quebrado e sem vida.

 E a cauterização?

Ariane Ianicelli: A queratina funciona como se fosse um “cimento”, que vai tapar os eventuais “buracos” contidos no fio pela ausência da cutícula. Isso evita a perda das proteínas e vitaminas. Então, quando os fios já foram bem agredidos, precisam de um tratamento de mais impacto, pois só a hidratação não resolve o problema. O mesmo para a queratinização.

 Em alguns casos, o cabelo fica áspero após a cauterização. Por que isso acontece?

Ariane Ianicelli: A cauterização consiste em aplicar essa queratina e selar com chapa para que a mesma incorpore no fio. O que acontece, às vezes, é que esse processo de reconstrução deixa os cabelos selados e recuperados, mas com aspecto áspero, não sedoso.

 Existe alguma maneira de evitar que o cabelo fique assim?

Ariane Ianicelli: Sim, preferindo a queratinização. Além de fazer a reconstrução, ela também hidrata e deixa os cabelos recuperados, sedosos e brilhantes.

 Qual o melhor resultado a curto prazo, cauterização ou queratinização?

Ariane Ianicelli: Os dois vão sempre recuperar os cabelos, mas é bom serem feitos após uma agressão com processos químicos. O resultado sempre será melhor se houver cuidados rotineiros e não esporádicos.

 Esses processos oferecem algum perigo para quem o está recebendo? Ou para quem está fazendo?

Ariane Ianicelli: Não, pois a queratina não causa nenhum dano à saúde.

 De quanto em quanto tempo é preciso fazer novamente os tratamentos?

Ariane Ianicelli: Nos dois casos, sempre quando os cabelos precisarem ser recuperados. Isso pode ocorrer após um processo químico ou um período de férias onde os fios sofreram com sol, mar e cloro. Mas vale ressaltar que cada fabricante também tem as indicações de uso, frequência e pós-processo.

 Quem tem o cabelo natural também pode se submeter a esses procedimentos? Qual o mais indicado?

Ariane Ianicelli: Geralmente os cabelos naturais (sem processo químico) ainda não têm a cutícula tão danificada para necessitar destes tratamentos. A análise de um profissional deve indicar se é realmente aconselhável fazer um dos dois. Às vezes, hidratações profundas já resolvem o problema.

 É verdade que realizando qualquer um dos processos o cabelo fica quebradiço?

Ariane Ianicelli: Nos dois casos vale o alerta: queratina demais nos fios podem deixá-los muito rígidos, fazendo com que se quebrem facilmente. Por isso, é aconselhável um tempo de pausa entre uma aplicação e outra de, no mínimo, 1 mês. E sempre realizá-las após o processo químico.

 Quais os cuidados que se deve ter após a aplicação de queratina?

Ariane Ianicelli: Cuidados básicos que devemos ter diariamente, como usar um xampu adequado para o tipo do seu cabelo, leave-in com filtro solar e hidratação semanal. Vale ficar atento às indicações do fabricante, pois cada marca aconselha um processo, um tempo de pausa de aplicação e indicação pós-uso.

(Ariane Ianicelli é cabeleireira e técnica de beleza da Condor)- Fonte da entrevista: Cabelereiros.com

Bacana não é, meus cabelos melhoraram muito depois da queratinização, estão bem mais brilhosos.

É um processo fácil e eu fiz da seguinte maneira:

Lavei os cabelos com shampoo anti-resíduo ou transparente, limpando bem os fios. Após fui desembaraçando os fios com cuidado e ao mesmo tempo passando a queratina líquida mecha por mecha. Sequei os fios com secador e logo após selei os fios com a chapinha, passando-a umas três ou quatro vezes em cada mecha. Finalizei com óleo de argan nas pontas dos fios.


OBS.:Na dúvida procure sempre um profissional  e faça esse procedimento em lugar confiável. Eu já tenho hábito de mexer em meus fios, por isso realizei esse processo sem nenhum tipo de problema.

Alguém já fez queratinização, o que achou?!

bj, até mais!


11 comentários:

  1. Não sabia nada disso, adorei ler um pouco sobre o assunto.

    Bjs
    http://unhasnatalenses.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Você deixou quanto tempo a queratina no cabelo e se precisou usar touca térmica?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Assim que terminei de passar a queratina em todo o cabelo, já comecei a secar com secador e após pranchei. Depois de uns dois dias lavei o cabelo normalmente.

      Excluir
  3. A queratina vc aplicou com as mãos mesmo ou usou um spray?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui passando com a mão, pois minha queratina era numa textura líquida, porém parecido com a consistência de um gel. O spray também é uma boa opção para queratina mais líquidas. Bjs!

      Excluir
  4. fiz clareamento no meu cabelo, o que abriu muito a cuticula, entao fiz a queratinização uma semana após, a diferença foi gritante, meu cabelo ficou lindo e bem liso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma diferença boa mesmo! Obrigada pela participação. bjs

      Excluir
  5. Eu passo a queratina com protetor térmico, pra não danificar mais ainda os fios!!!

    ;)

    ResponderExcluir
  6. em julho pintei meus cabelos de ruivo n gostei mt apos um mês pintei de loiro escuro e com o tempo meu meu cabelo ficou com uma cor muito clara e feio , ent pensei que dando luzes melhoraria ms me enganei passou um tempo cerca de um mês meu cabelo ta emborrachado , fraco e elastico sofro mt com isso , quero saber se a queratinização vai ajudar o meu cabelo ? apos isso quero pintar meus cabelos de castanho , me ajuda oque eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Queratinização ajuda sim, pois reconstrói o fio. Como você irá fazer outro processo químico novamente, terá que repetir a queratinização ou usar cremes de reconstrução após pintura, para deixar o cabelo fortalecido. Bjs!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: