sexta-feira, 15 de junho de 2012

Spray, pomada e mousse, será que eu sei suas finalidades?

O spray, a pomada e o mousse podem quebrar um galhão na hora de arrumar os cabelos, mas é bom entender direitinho suas funções e qual o melhor momento para utilizá-los.

O spray dá volume e segura o penteado. Os de jato seco são mais fáceis de usar e retirar. Para aplicar é necessário ter uma distância de 30 cm da cabeça, para que ele não fique concentrado apenas em uma área.

Como garantir o efeito:  faça uma escova, borrife spray fixador em uma mecha e passe a chapinha nela três vezes. Repita o processo em todo o cabelo para ganhar um liso encorpado, em vez do tradicional escorridão. A sugestão para quem prefere ondas é aplicar o cosmético em um tufo e, em seguida, envolvê-lo no babyliss por 7 segundos. Já se for fazer um penteado mais elaborado, finalize-o dando um jato em toda a extensão.
Porção certa: dê uma borrifada em cada mecha que for receber a escova, o babyliss ou a chapinha. No caso de um coque, por exemplo, espalhe o spray dando duas voltas ao redor da cabeça.
Regra básica: jamais aplique-o direcionando o bico para um só lugar, sob o risco de deixar os fios superduros e até esbranquiçados. O correto é movimentar a embalagem durante todo o tempo de uso.


A pomada serve para finalizar coques e rabos de cavalos mais esticadinhos. Passe a pomada com as mãos e depois um pente-fino para finalizar o penteado.

Seja qual for o comprimento, o tipo ou a cor do seu cabelo, o hit da temporada é valorizar a textura dos fios e, para isso, a pomada é o que há de melhor. Sua consistência define as mechas e as linhas do corte, elimina o arrepiado e confere brilho intenso, como no look desta página. A boa nova para quem é fã incondicional da escova são as opções termoativadas. Usadas antes do secador ou da chapinha, deixam a cabeleira superlisa e mais resistente ao vento e à umidade do ar.
Como garantir o efeito: se o objetivo é valorizar a textura e o corte, primeiro seque e ajeite o cabelo como de costume. A seguir, ponha a pomada na palma da mão, esfregue-as até sentir aquecer e deslize os dedos somente nas pontas, puxando para baixo (se for médio ou longo) ou para cima (se for curto). Caso queira alisar, aplique uma finíssima camada do produto no comprimento úmido, escove ou faça chapa.
Porção certa: use uma pontinha de dedo e vá aumentando a dose aos poucos e com muita cautela, de acordo com a sua necessidade. Aqui, menos é mais.
Regra básica: exagerar na quantidade ou aplicar pomada na raiz proporciona uma aparência suja. Para remediar, você vai ter que lavar novamente a cabeça com bastante água morna e xampu anti-resíduos para remover toda a gordura da formulação.

O mousse ajuda a definir os cachos ou dar volume a fios lisos, além de possuir fixação. Existem dois tipos  fixador e o modelador, o primeiro serve para fazer penteados, enquanto a segunda ajuda a definir os fios.

Como garantir o efeito: no cabelo úmido, distribua a mousse uniformemente em todo o comprimento. Se quiser encaracolar, amasse as mechas com as mãos, indo das pontas à raiz. Deixe secar naturalmente ou use um secador com difusor acoplado. Para marcar ainda mais os cachos que se formaram, prefira o babyliss.Quer alisar? Então, faça uma escova seguida ou não de chapinha logo depois de passar o produto. Qualquer que seja a produção escolhida, os fios vão ficar com aparência bem-tratada, cheios de brilho e assentados.
Porção certa: só dá para descobrir a dose ideal com o uso regular. Mas, a princípio, utilize o equivalente a uma noz se tiver cabelo curto, duas se for médio e três no longo.
Regra básica: não fique passando a mão na cabeleira porque a mousse vai sair, deixando o penteado desgrenhado. 



No meu cabelo eu utilizo mais a pomada, para retirar o frizz do cabelo quando faço algum penteado!
Bj, Belezinha, até!


(Todos os caracteres em itálico são fontes da Revista Corpo a Corpo)
(Este post não é publieditorial)

2 comentários:

  1. O mousse charming é bacana mesmo, cumpre com a função, tem cheirinho bom e dá um UP no cabelo! Não acho mais... rs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: